A noite desta quarta-feira (09) foi marcada pela Cerimonia de Criação do Conselho Comunitário de Segurança Pública das Zonas Norte e Oeste de Ilhéus. Autoridades e representantes da sociedade civil, estiveram presentes para prestigiar e aclamar os membros da diretoria executiva, que estarão à frente deste conselho pelo próximo triênio (de 09 de maio de 2018 até 2021).

“Estamos criando um espaço para que todos possam se reunir e refletir sobre os problemas que nos afligem, e batalhar contra a sensação de insegurança que permeia a sociedade atual. Este conselho visa integrar as pessoas para juntos pensarmos em estratégias de enfrentamento aos problemas relativos a segurança pública, especificamente das zonas Norte e Oeste”, disse a Presidente do CONSEG Norte e Oeste, Luciana Pauletti, na solenidade que contou com a palestra do Dr. Mauricio Pessoa Gondim de Matos, Titular da 1ª Promotoria de Justiça de Ilhéus e Coordenador do Comitê Interinstitucional em Segurança Pública – CISP/Regional de Ilhéus, que falou sobre Conselhos Comunitários de Segurança Pública, ressaltando o papel da sociedade no combate a violência por meio de ações coletivas. 

“A segurança pública envolve uma série de fatores que precisam ser debatidos e discutidos com as autoridades e com a sociedade civil. Os conselhos visam interligar os poderes em prol da solução pratica diante aos problemas que envolvem a segurança nas comunidades”, disse o Promotor durante a sua apresentação.

O Juiz de Direito da Vara do Juri, Dr. Gustavo Lyra, a Delegada da Policia Civil, Drª Andreia Oliveira, e o representante do Conselho Tutelar do Norte, Daniel Nascimento Santos, fizeram seus pronunciamentos parabenizando a iniciativa dos membros do conselho, enfatizando a importância de se ter a sociedade como fiscal da segurança pública, e destacaram o apoio e comprometimento do Comandante da 70ª CIPM, Major Rivas Queiroz, diante a viabilização deste novo braço de apoio para segurança comunitária da região.

O CONSEG Norte e Oeste atuará no território de abrangência da 70ª Companhia Independente de Policia Militar, e terá o contato direto com as demandas das comunidades locais. Para o Major da Companhia, este conselho tem uma importância ainda maior.

“Nós temos uma missão muito difícil, e cada vez mais difícil em nosso país, que é preservar a vida, garantindo o nosso direito à cidadania. Este conselho vai fazer exatamente essa ponte junto a sociedade, para nos trazer informações, para buscar exigir dos nossos representantes mais recursos e que possa contribuir diretamente com a solução dos problemas enfrentados no dia a dia. A Polícia Militar, como um todo, tem enfrentado com muito sacrifício esta questão da violência, sacrifícios que eu digo pessoais dos policiais, por que cada vez é mais difícil o trabalho, e certamente com o apoio da sociedade organizada as coisas ficam mais fáceis”, disse o Major.

Ao final da solenidade foi realizada a leitura da ata, a qual a Presidente do conselho, solicitou aclamação dos presentes para empossar os conselheiros aos seu respectivos cargos, ficando assim composta a Diretoria Executiva do CONSEG Norte e Oeste:

Presidente – Luciana Pauletti/Vice presidente – Baltazar Cordeiro/

1º. Secretário-  Carivaldo Pessoa/2º. Secretário.  Jefferson Rodrigues/Diretoria Financeiro Vinicius Esteves/Diretor de Relações Públicas-  Caliana Mesquita/Diretor social e cultural _ Edson Nery/Diretor Adjunto-  Carlos Kanthack

Conselho Fiscal :Djalma Fernandes/António Luís Fonseca/Elma Thiana Oliveira- Suplente Carlos Kanthack Junior

  Conselho consultivo: Comandante da PM . Major Rivas Queiroz/Delegado de Polícia Civil Dr. Evy  Paternostro.  Suplente Dra. Andrea Oliveira/Promotor Público Dr. Maurício Matos/Juiz de direito Dr.  Gustavo Lyra/Coordenador do Conselho Tutelar norte Daniel Nascimento Santos.

Registraram presença o Bispo da Diocese de Ilhéus, Dom Mauro Montagnoli, o Diretor de Relações Institucionais do CONSEG Sul, Tony Martiolli, a Dra. Rubia Carvalho, o Presidente da Associação Comercial de Ilhéus, Antonio Marcos,  O Tenente Coronel, Ildciceu Bastos, O Comandante da Guarda Municipal de Ilhéus, Sr. Leonardo Bandeira, a Capitã Viliani, representando o 5º GBM, o Capitão Lima, representando a 68ª CIPM e o Capitão Cidreira, representando a 69ª CIPM, além dos Policiais Militares da 70ªCIPM e membros da sociedade que entendem a importância deste conselho para o desenvolvimento da segurança pública da cidade de Ilhéus.

Ao final do evento, registraram presença os vereadores Gil Gomes e Pastor Matos.

Por Caliana Mesquita