WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
Blog

Presidente do PCdB em Ilhéus expõe discordâncias relacionadas aos métodos antidemocráticos do prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro

rodrigo_bancarios1

O presidente do PC do B de Ilhéus, Rodrigo Cardoso, enviou artigo à imprensa onde expõe discordâncias relacionadas aos métodos antidemocráticos do prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro.

 ARTICULAÇÃO POLÍTICA É ESSENCIAL PARA O ÊXITO DE GOVERNOS DEMOCRÁTICOS
A experiência de governos que pretenderam ou pretendem administrar com democracia, transparência e participação popular sempre demonstrou que a articulação política bem encaminhada é fundamental para o seu êxito.
Grande marco no Brasil foi o Governo Lula, que mesmo tendo cometido vários equívocos no trato com o Congresso Nacional no início do primeiro mandato, notabilizou-se, e esse foi o destaque que marcou a história, pela generalização de conferências sobre os mais variados aspectos (saúde, educação, juventude, meio ambiente, igualdade racial, direitos das mulheres, esporte, cidades, etc), que envolveram a sociedade civil organizada na construção de políticas públicas e com o objetivo de nortear as ações governamentais em torno de grandes debates que interessam aos atores sociais diversos.
Inicio por esse aspecto, por considerar que o principal elemento para uma articulação política vitoriosa é o debate com o povo por ser este o pilar fundamental do estado brasileiro baseado na soberania popular.
Em uma situação como a de Ilhéus, maltratada por sequencias de governos com problemas diversos, na qual talvez tenha sido atingido o cúmulo da irresponsabilidade em praticamente todos os aspectos com a gestão do ex-prefeito Newton Lima, são necessárias inúmeras medidas para superar a situação de crise em quase todos os setores.
É normal a atual administração considerar que muitas medidas são urgentes e tentar encaminhá-las com a devida celeridade. No entanto, isso só pode ser feito com a devida atenção para a importância da articulação política com a sociedade e com o Poder Legislativo.
Uma mudança de regime jurídico dos servidores que afetará, positivamente ou não, a vida de cerca de 4 mil pessoas não pode ser feita sem o devido debate com a categoria. A redução do percentual de receita do município a ser destinada ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente não pode ser apreciada sem um debate com os representantes dos conselhos que tratam dessa questão.
Até os projetos consensuais, quando importantes e urgentes, como as suplementações orçamentárias fundamentais para garantir o pagamento dos salários atrasados pelo desgoverno de Newton Lima, precisam de um mínimo de articulação com a bancada de sustentação para garantir o quórum de votação.
O prefeito Jabes Ribeiro tem um desafio gigantesco pela frente. Reconstruir Ilhéus não será fácil. O mesmo tem reafirmado publicamente em vários momentos o seu compromisso com esse objetivo. É essencial que no caminho a ser percorrido leve em consideração a necessidade de fazer amplos debates acerca das mudanças necessárias que tenham caráter estrutural e impacto em áreas sensíveis da sociedade.
Rodrigo Cardoso.
Presidente do PCdoB-Ilhéus.

 

Postado por rapazoi

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Até os cururus que são aliado do ditador já começam acertadamente dá sinais de desanimo com o cara de pau do prefeito.
    Saída inteligente dos cururus que estão vendo o barco afundar e não querem ir juntos para o fundo do inferno!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar