WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
Blog

MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO DE AUTORIA DO VEREADOR COSME ARAÚJO É APROVADA NA CÂMARA

Câmara Municipal de Ilhéus

Poder legislativo

GABINETE DO VEREADOR COSME ARAÚJO – PDT

 

 

 

MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO E LOUVOR nº 063/2013

A P R O V A D A

 

 

 

1913/2013 – Centenário da Diocese de Ilhéus

 

O Vereador que esta subscreve, na forma regimental, e depois de ouvido o plenário, seja encaminhada MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO E LOUVOR à DIOCESE DE ILHÉUS, através do seu representante maior, o bispo Dom Mauro Montagnoli, pelo centenário de criação da diocese, em 20 de outubro de 1913, mediante a bula Majus Animarum, do Papa Pio X.

Esta moção de louvor e aplausos estende-se a todo Clero local, seminaristas, religiosas, pastorais, movimentos e serviços da Igreja Católica particular. 

 JUSTIFICAVA

A Diocese de Ilhéus vai completar no dia 20 de outubro de 2013, cem anos de existência. Para isso, toda a comunidade católica da Diocese já está mobilizada e discutindo os preparativos para as comemorações. E nada mais justo esta homenagem à Diocese de Ilhéus e ao Povo de Ilhéus Católico, neste momento impar e de real significado. É O ANO DA FÉ.

A Diocese de Ilhéus é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica Apostólica Romana, no Estado Brasileiro da Bahia sediada no município de Ilhéus e foi criada pela bula Majus Animarum Bonum do papa Pio X, em 20 de outubro de 1913.

A Diocese de Ilhéus é composta de 40 (quarenta) paróquias. Treze delas estão na cidade de Ilhéus. São elas: Nossa Senhora Aparecida, Malhado; Nossa Senhora da Conceição, Banco da Vitória; Nossa Senhora da Escada, Olivença; Nossa Senhora de Guadalupe, Alto Boa Vista; Nossa Senhora das Vitórias, Bairro Nossa Senhora das Vitórias; Sagrado Coração de Jesus, Iguape; Santa Rita de Cássia, Conquista; Santa Teresinha, Avenida Esperança; Santo Antônio, Barra; São Francisco de Assis, Nelson Costa; São João Batista, Pontal e São Jorge e Catedral, Centro.

As demais paróquias estão localizadas nos municípios de: Almadina, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; Aurelino Leal, Nossa Senhora da Conceição; Barra do Rocha, São Sebastião; Barro Preto, Nossa Senhora da Conceição; Camamu, Nossa Senhora da Assunção; Coaraci, Nossa Senhora de Lourdes; Gandu, São José; Gongogi, Senhora Santana; Ibirapitanga, Nossa Senhora do Carmo; Ibirataia, São José; Igrapiúna, Nossa Senhora das Dores; Ipiaú, São José Operário; Ipiaú, São Roque; Itacaré, São Miguel; Itamari, Nossa Senhora do Perpetuo Socorro; Itajuípe, Sagrado Coração de Jesus;  Itapitanga, Nossa Senhora do Rosário; Ituberá, Santo André Apóstolo; Maraú, São Sebastião; Nova Ibiá, São José; Piraí do Norte, Santo Antônio; Teolândia, Santo Antônio; Travessão, município de Camamu, São José Operário; Ubaitaba, Santo Antônio; Ubatã, Nossa Senhora da Conceição; Uruçuca, Nossa Senhora da Conceição; Wenceslau Guimarães, Nossa Senhora das Graças.

A sede da Cúria diocesana fica à Rua Dom Valfredo, 21, Centro. Seu bispo é Dom Mauro Montagnoli. A Catedral Diocesana tem como padroeiro São Sebastião.

Em Janeiro de 1913 o arcebispo de Salvador comunicou oficialmente a notícia da criação da diocese de Ilhéus, conforme registro feito por Silva Campos.

“Tendo sido elevado à categoria de freguesia o curato de São José de Itabuna, e achando-se concluída a respectiva igreja matriz, quiseram os paroquianos que a solenidade da benção do novo templo e da leitura da portaria arquiepiscopal da dita elevação fosse presididas pelo próprio prelado diocesano, D. Jerônimo Tomé da Silva que, acedendo ao convite, ali se achou na manhã de 23 ficando edificada a população com as cerimônias inéditas que testemunhou. De volta para a capital, encontrava-se o arcebispo a 28 em Ilhéus, e aí, nessa data, nomeou uma comissão para angariar óbolos destinados à formação do patrimônio do bispado de Ilhéus, cuja criação pleiteava, composta do cônego vigário José Evaristo de Gois Bittencourt, coronéis Antônio Pessoa, Misael Tavares, Ramiro Ildefonso de Araújo Castro e Domingos Adami de Sá, e doutores João Mangabeira e José Júlio de Brito”.

Sala das Sessões da Câmara de Vereadores, Ilhéus, 20 de agosto de 2013.

Cosme Araújo

Vereador

Praça J.J SEABRA-S/N- Centro-Ilhéus-Bahia-Brasil

CEP 45.650-000, Tel. 2101-2603-www.camaradeilheus.com.br – Email: [email protected]

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar