WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
BlogDestaque1

VERGONHA ALHEIA

Por: Maria José Gonçalves
Psicóloga.

Nunca existiu, na história do nosso país, fatos tão alarmantes e vergonhosos quanto os acontecimentos que estamos presenciando há algum tempo, relacionados aos políticos brasileiros, Será difícil enumerá-los agora, pois, dariam umas centenas de páginas e deixaria de ser um texto e passaria a ser um tratado. Porém, alguns fatos marcam pela sua gravidade ou mesmo pela falta de ética e de moral praticada pelos nossos políticos. Vocês, amigos, que estarão lendo essa minha escrita, poderão estar se perguntando, o por quê do titulo Vergonha Alheia, mas, eu irei explicar: Ter vergonha alheia é quando você sente vergonha ao testemunhar algo que uma outra pessoa praticou, falou ou fez. É o ato de sentir vergonha pelo outro.

Hoje o que mais o povo honesto e trabalhador do meu país sente é, a vergonha alheia ao nos depararmos com situações de constrangimento e falta de caráter dos nossos políticos. Sentimos vergonha ao vermos tanta corrupção, tanto roubo e tanto despautério por parte dos políticos do nosso país. Sentimos vergonha, por que temos vergonha desses homens que um dia vieram pedir o nosso voto, prometendo combater tudo o que hoje eles praticam. E nos colocamos psicologicamente no lugar deles e conscientemente nos sentimos envergonhados porque nós sabemos que nunca passaríamos por esse tipo de situação, pois, não compactuamos com essas atitudes que os político praticam. Isso gera o sentimento de vergonha alheia.

Os últimos acontecimentos, onde o presidente em exercício foi gravado por um dos homens mais rico do pais, riqueza que vem oriunda da corrupção sistemática implantada no Brasil, nos mostra o quanto estamos nos envergonhando pelos outros. Rui Barbosa, o nosso grande estadista, nos deixou como legado em suas Obras Completas o seguinte pensamento: “As primeiras condições de respeitabilidade de todo poder, de toda agente da autoridade, em qualquer país, são a sua competência e a sua honestidade.” No entanto, os nossos “agentes da autoridade”, tem nos mostrado uma faceta bem diferente da enumerada pelo grande estadista Rui Barbosa, e isso, tem nos provocada uma grande vergonha pelo comportamento de todos que, um dia, se intitularam nossos representantes no poder publico.

Alguns estudiosos do comportamento humano tem pesquisado, através de ressonância, o processo cerebral em uma situação de vergonha alheia. E foram notadas reações cerebrais em áreas especifica e que são responsáveis pelo processamento da dor. Podemos afirmar que seja a matriz da dor cerebral. Porém, esse ainda não é o único fator que determina a existência desse sentimento. O nosso envolvimento emocional com o Brasil, o nosso amor nativista pelo nosso país, a nossa empatia pelas outras pessoas que pensam como nós, o sofrimento da pessoas que querem o melhor para a nossa pátria, tudo isso faz gerar o sentimento de vergonha alheia, uma vergonha pelas ações dos políticos corruptos que estão destruindo tudo de bom e envergonhando o nosso Brasil e o seu povo ordeiro.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Então, Dra. Maria, esse sentimento que eu venho tendo ultimamente, é uma grande vergonha alheia. Muito obrigado por me esclarecer essa indignação e vergonha que eu estou sentindo por tudo que esses corruptos fizeram com o meu Brasil.
    Grande abraço, muito bom seu artigo. Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar